Dezenas de atletas com idade entre 8 e 16 anos participaram de um evento futebolístico especial, na tarde do último dia 20 (sexta-feira), no Estádio Municipal Antônio Beraldo de Alvarenga, em Espírito Santo do Dourado, ao participarem de uma avaliação técnica do Trieste/Flamengo. A seletiva foi positiva para sete garotos (um da própria cidade, três de Pouso Alegre e dois de Machado), escolhidos para irem ao CT (Centro de Treinamento) do time paranaense e parceiro do rubro-negro carioca na formação de jogadores das categorias de base para passarem por testes mais específicos. A escolha dos meninos foi feita pelo olheiro Wilson Chiquinho e contou com a realização da Secretaria de Esportes da Prefeitura douradense.

De acordo com o secretário de Esportes da “Praia”, Aurélio Reis, a parceria para a realização da seletiva foi firmada devido à ótima estrutura que o Trieste possui e ao grande potencial que tem em formar craques. “O Trieste tem sede em Curitiba, no Paraná, é um núcleo do Flamengo, do Rio de Janeiro. Ambas as equipes possuem uma parceria muito interessante e profissional. O Trieste conta com uma estrutura fora do comum lá, e o Flamengo usa ela como núcleo. Tenho certeza que os garotos que forem selecionados terão uma oportunidade de ouro para se profissionalizarem e se tornarem jogadores de grandes times”.
Para a prefeita Hérica Alvarenga, a “Kika”, a oportunidade de dar vida aos sonhos de meninos que querem ser jogadores profissionais faz parte de um grande projeto de sua gestão. “Para nós, é uma alegria receber esses meninos da cidade e que vêm de fora para serem avaliados. Estamos incentivado muito o esporte, junto com secretário Aurélio, na escolinha, que, hoje, já está com mais de 150 crianças. Ver a alegria dessa garotada participando de atividades assim e poder fazer com esse projeto saia do papel é motivo de muita alegria para nós. Afinal, estamos valorizando essa molecada e dando-lhes oportunidades de realizarem seus sonhos”.
Já o observador Wilson Chiquinho explicou como funciona a seletiva e ressaltou que esta chance dada a muitos garotos e jovens abre as portas para o mundo em que muitos almejam estar, principalmente pela estrutura que poderão usufruir quando chegarem ao Trieste/Flamengo. “Nessas ações que fazemos, o objetivo sempre é descobrir talentos. Assim, quando encontramos um menino muito diferente, ele já vai direto para o Flamengo, no Rio de Janeiro. Quando a gente vê o garoto com bons olhos, sabe que ele tem futuro, mas ainda falta um trabalho de aprimoramento, a gente o manda pro Trieste. Lá, o menino selecionado tem direito a uma estrutura excelente, além de café da manhã, almoço e jantar, tudo por conta do clube, o que se torna uma despesa a menos para os pais. Então, a gente trabalha aquele período com ele lá em Curitiba e, depois, o encaminha ao Flamengo para tentar se firmar e se tornar profissional. Obviamente que, antes disso tudo acontecer, avaliamos vários itens cobrados no futebol, como a força física, a capacidade de tomar decisões importantes durante o jogo, raciocínio, habilidade, relação com a bola… Fazemos uma análise completa do jogador”.
Ainda conforme Wilson, se o garoto for muito além do esperado, os procedimentos de praxe podem ser acelerados para que ele seja integrado o mais rápido possível. “Aquele menino que é muito diferente, a gente tenta fazer o processo de contratação dele o mais rápido possível, até para gente não perder, pois, hoje, o Flamengo é um time de ponta, que quer sempre ficar ali no topo. Além disso, a gente cria um relacionamento com o treinador e os pais para tentar entender a realidade da família, adequando a rotina deles à do clube. Tudo é feito em cima de um processo legal que gere conforto ao atleta e sua família. Mas, o quanto antes que a gente aprova, mais rápido queremos ter o atleta lá junto com a gente“.
Após conversar com a equipe d’O Douradense, Wilson e Aurélio iniciaram as avaliações. Os primeiros atletas a serem selecionados no “rachão” foram três garotos das categorias Sub-8 e Sub-9, de Pouso Alegre. Posteriormente, um adolescente de Espírito Santo do Dourado e dois de Machado, pertencentes à classe Sub-13, também foram indicados por Wilson Chiquinho para irem a Curitiba fazer outros testes.
As datas para apresentação no clube paranaense parceiro do Flamengo ainda não foram marcadas.


