
A Coopama (Cooperativa Agrária de Machado) realizou, no último dia 28 (sábado), o Coopama no Campo Grãos Safra 2025/2026. Promovido na Estação Experimental Terra Madre, o dia de campo foi voltado às culturas de milho e soja. O evento contou com 260 participantes, entre cooperados, produtores rurais, técnicos e profissionais do agronegócio.
Ao longo do dia, os participantes puderam acompanhar uma programação técnica estruturada em manejos e posicionamentos, observando, no campo experimental, a aplicação de tecnologias e práticas que promovem maior resiliência e sustentabilidade ao sistema produtivo. As atividades abordaram diferentes fases do desenvolvimento das lavouras de milho e soja, considerando desafios práticos enfrentados pelo produtor ao longo do ciclo.
Para o cooperado Byron Augusto de Assis, a proposta do evento reforça a importância do conhecimento aplicado à realidade do campo. “Isso aqui é um local que gera informação. Uma estação de pesquisa, onde são feitos os ensaios. Sabemos que nem sempre qualidade e preço caminham juntos e, muitas vezes, o produtor acaba esquecendo do básico”.
O evento também proporcionou um ambiente de diálogo direto com fornecedores e com o time técnico da Coopama, favorecendo o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências entre os participantes. Essa interação fortalece a tomada de decisão no dia a dia da propriedade, conectando pesquisa, tecnologia e prática agrícola.
Nesse sentido, o cooperado Gustavo Vieira ressaltou o valor da diversidade de informações compartilhadas durante o encontro. “Esse evento é importante, a gente entra em contato com novos produtos e novas possibilidades de manejo. Dá para aglutinar conhecimento e enxergar diferentes maneiras de usar as tecnologias no dia a dia. Faz diferença na tomada de decisão no campo”.
Além do tour pelo campo experimental, o evento contou com uma palestra ministrada por Marcos Palhares, engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia, que abordou o tema “Fundamento para alta produtividade na cultura do milho”, trazendo uma visão integrada entre ciência e prática, reforçando a necessidade de tomada de decisão baseada em dados e evidências, ao mesmo tempo em que estimula o uso de soluções que aumentam a sustentabilidade e a eficiência das lavouras.
A realização do Coopama no Campo Grãos reafirma o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento do agronegócio regional, aproximando o produtor de informações técnicas atualizadas, pesquisas aplicadas e soluções alinhadas à realidade do campo, consolidando-se como um espaço estratégico de construção de resultados para o produtor rural, porque é no campo que as decisões acontecem!


