Campanha é intensificada com foco em feriados e baixa nos estoques
Para estimular o comparecimento de candidatos à doação de sangue no Hemocentro do munícipio de Pouso Alegre, especialmente os do tipo A Negativo, cujos estoques se encontram abaixo do ideal, a unidade ampliou os horários de atendimento. Em abril, os doadores podem doar no local também aos sábados.
O comparecimento de doadores é fundamental todos os dias, mas, especialmente, em períodos de férias e feriados prolongados, como a Semana Santa, que se aproxima, uma vez que a demanda por sangue tende a aumentar, devido à maior ocorrência de viagens e, assim, maior possibilidade de acidentes nas estradas, o que requer estoques extras para atender a população com segurança.
Confira os horários para doação de sangue em abril:
Dia 16 (quarta-feira): das 7h30 às 12h30;
Dia 17 (quinta-feira): das 7h30 às 12h30;
Dia 18 (sexta-feira): FECHADO;
Dia 19 (sábado): das 7h30 às 11h30;
Dia 21 (segunda-feira): FECHADO;
Dia 22 (terça-feira): das 7h30 às 11h50 e das 14 às 17 horas.
O Hemocentro de Pouso Alegre está localizado na Rua Comendador José Garcia, número 846, no Centro. O agendamento de doação de sangue na unidade pode ser feito pelo site www.hemominas.mg.gov.br, pelo aplicativo MGapp Cidadão ou pelo whatsApp (31) 4042-7157.
Para doar sangue
Todas as condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site da Fundação Hemominas. Entre os critérios básicos, destacam-se:
- Ter entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos precisa apresentar declaração padrão (modelo no site da Hemominas) assinada por um dos responsáveis, junto com a cópia do documento de identidade do mesmo. Se o doador tiver mais de 60 anos, tem que ter feito pelo menos uma doação de sangue antes dos 60 anos.
- Ter e estar com boa saúde.
- Dormir bem na noite anterior à doação.
- Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
- Quem fez endoscopia, colonoscopia, broncoscopia (ou qualquer outro tipo de exame invasivo) deve esperar 6 meses após a realização do exame;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos.
- Piercing e tatuagem: esperar 6 meses.
É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, e CPF.