IMG_5450
previous arrow
next arrow

MOSTRA CULTURAL RETIRO DO SAPUCAÍ, EM TURVOLÂNDIA, CELEBRA A TRADIÇÃO DAS FOLIAS DE REIS E VALORIZA ARTESÃOS E ARTISTAS DA REGIÃO

Nos últimos dias 18 e 19 (sábado e domingo, respectivamente), a cidade de Turvolândia se tornou o berço da cultura popular ao promover eventos pra lá de especiais: a terceira edição da Mostra Cultural Retiro do Sapucaí e o primeiro Encontro de Folias de Reis do município. Apresentações musicais, gastronômicas e artísticas também compuseram a programação do evento, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pela Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, do Departamento de Cultura e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), em parceria com a produtora Anauá – Cultura e Comunicação, sob a coordenação da jornalista Ana Beraldo.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Turvolândia, Lucas Reis, além da importância para celebrar e valorizar os artistas locais e regionais, o evento, que chegou à sua terceira edição, também é considerado um divisor de águas na questão cultural no município. “Pra nós, é muito gratificante realizar uma mostra tão rica culturalmente como essa. Ela começou como um evento local, com recursos próprios, de uma ideia que o Cassiano Pereira, nosso ex-superintendente, aplicou aqui na cidade para saciar essa vontade de fazer um acontecimento cultural que realmente valorizasse nossos talentos e costumes. Então, esse projeto de fomento cultural foi algo muito gratificante pra cidade em si, pois Turvolândia tem muitos artesãos, pessoas que não são vistas pela comunidade. Portanto, a mostra é feita pra isso: para colocarmos em evidência esse pessoal. Outro fator muito gratificante do evento é que, em 2025, estamos fazendo o primeiro Encontro de Folia de Reis, manifestação cultural que se tornou tradição na cidade, mas encontra-se desativada. Então, com esse encontro, que contou as apresentações de diversos grupos de folias de reis da região, como Silvianópolis, Cordislândia, Poço Fundo, Serrania, São Gonçalo do Sapucaí, Cambuquira e Três Corações, reacendemos no grupo de nossa cidade, a motivação para voltarem com essa tradição. Isso tudo é muito gratificante pra nós que estamos no governo e para a população, pois fomentando os fazedores de cultura, os mesmos se sentem motivados a reviver suas raízes e perpetuar a cultura. É um trabalho muito árduo de se fazer, mas é muito gratificante também”.

Ainda conforme Lucas, se não fosse o pontapé dado pela própria Administração Municipal e as adequações às leis de incentivo, talvez, hoje, nada disso estaria acontecendo e o setor cultural poderia estar esquecido. “Como a primeira edição foi feita com recursos da Lei Paulo Gustavo, tivemos uma injeção de ânimo. Porém, no segundo ano, o evento teve que ser promovido com recursos próprios da Prefeitura, momento em que vimos que o projeto estava realmente sendo levado a sério. Neste ano, para promovermos a terceira edição da mostra cultural resolvemos elaborar um projeto que contemplasse projetos locais, como as oficinas do CRAS, através de apresentações no evento,  e o enquadramos na Lei Aldir Blanc. Com a liberação dos recursos para termos uma estrutura bacana e fomentar ainda mais a cultura”.

Com tudo aprovado e encaminhado, os servidores da Superintendência Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e do Departamento de Cultura procuraram o CRAS e fizeram um plano de ação que contemplasse as oficinas oferecidas a toda a população (em várias faixas etárias) com apresentações durante o evento. Desta forma, os integrantes das aulas de canto, de violão e de balé tiveram oportunidades de apresentarem seus números no palco principal da mostra. O mesmo se deu com produtores rurais convidados para ministrarem cursos e oficinas gratuitos à população, além de exporem os produtos originários de seus trabalhos durante o evento.

E foi com esta filosofia que também surgiu a ideia de realizar, junto com a mostra cultural, o primeiro Encontro de Folias de Reis de Turvolândia. “É uma manifestação que carrega fé, música e tradição. Quando surgiu a oportunidade de organizar o encontro, senti uma imensa alegria e gratidão por poder contribuir com a preservação dessa cultura tão rica e significativa para o nosso Estado. Participar desse evento foi uma forma de manter viva uma tradição que une comunidades e reforça nossos laços com as raízes do povo mineiro”, afirma a superintendente municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Rafaela Arouca, apaixonada pela expressão da cultura popular.

O mesmo sentimento é compartilhado pela produtora cultural e jornalista, Ana Beraldo. “Há anos, atuo como produtora da Mostra Cultural Retiro do Sapucaí pela minha empresa Anauá. O evento, que está na terceira edição, é viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc do município. O objetivo dele é valorizar os fazedores de cultura de Turvolândia, promover a diversidade e a inclusão e fomentar a cultura popular da região. Nesta edição, o foco foi a realização do 1º Encontro de Folias de Reis – um desejo da superintendente municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Rafaela. Diante disso tudo, eu, como produtora, sinto-me muito feliz em fazer parte deste projeto de construção coletiva que abarca os saberes e fazeres da comunidade cultural do nosso território. Agradeço imensamente à equipe que me ajudou a promover o evento: Lucas Reis, diretor do Departamento de Cultura, Lucinéia Fugiwara, secretária de Assistência Social, Rafaela Arouca, superintendente municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Denilson Almeida e Elaine Carvalho”.

Programação

A Mostra teve início no dia 18 (sábado), com apresentações artísticas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), como o show da dupla Lucas & Thales, de Silvianópolis, e a apresentação do DJ Fiil, de Turvolândia.

No dia 19 (domingo), as atividades começaram pela manhã, com a participação de alguns grupos de folias de reis na missa da Matriz, às 9 horas. Na sequência, os conjuntos se apresentam na Praça Dom Otávio, antes de seguirem para um almoço concedido pela organização do evento.

Às 13 horas, as apresentações se concentraram no palco principal com os grupos de folias de reis. Às 15 horas, as exibições dos grupos abriu alas para as meninas do grupo de ballet do CRAS apresentarem algumas coreografias. Em seguida, as folias de reis retornaram ao palco e fizeram suas encenações.

Às 17 horas, o grupo de palhaços Charanga da Tramp, de Jundiaí – SP, se apresentou e encantou a criançada que se encontrava no local.  Às 18h30, o músico Zé Helder, de Pouso Alegre – MG, executou grandes clássicos da música sertaneja raiz e de outros estilos com sua viola.

Após a missa, a equipe da Mostra fez uma homenagem ao ex-prefeito de Turvolândia, Natal Correia da Costa, falecido em 26 de fevereiro de 2021. O momento contou com a participação dos filhos do ex-chefe do Executivo, Aline Correia da Costa e Alessandro Correia da Costa, o DJ Fiil, que, inclusive, reportou à equipe do Douradense a alegria da família em receber a honraria. “Agradeço a toda organização do evento por prestar essa homenagem, principalmente por ser na mesma data de realização de um encontro de folias de reis, que era o tipo de festa preferido dele. Conseguir unir o útil ao agradável. Estamos muito felizes com a homenagem, pois, graças a Deus, meu pai fez muitas coisas pela cidade, foi muito querido pela população, deixou muitos amigos… Como ele veio de fora, de outra localidade, a cidade abraçou ele, a minha mãe, a minha irmã e eu, que sou o único nascido e criado aqui. Enfim… só tenho que agradecer à população de Turvolândia, que abraçou meu pai, uma pessoa simples, alegre, de coração muito bom e que gostava muito de ajudar o próximo. É uma homenagem mais que merecida, não porque é meu pai, mas por tudo que ele fez, pelo ser humano que era. A gente ficou muito feliz e emocionado com a homenagem, principalmente, porque, em fevereiro de 2026, vai fazer cinco anos que ele faleceu. A gente ficou muito feliz com a homenagem, o reconhecimento por tudo que ele fez… Só temos que agradecer”.

Durante o evento, produtores rurais também expuseram e comercializaram diversos itens caseiros, como queijos, doces e artesanato.

plugins premium WordPress
error: Content is protected !!